O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fetipa) empossou nesta quarta-feira (11), na Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), em Salvador, a nova presidente do colegiado, a auditora Fiscal do Trabalho, Teresa Calabrich, representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – Bahia (SRTE-BA).

A vice-presidência ficou com o prefeito-geral dos Campi da Universidade do estado da Bahia (Uneb), Luiz Fernando Pego. Na ocasião, Calabrich destacou os avanços da última gestão do Fórum e conclamou os novos membros do colegiado a “dar continuidade ao trabalho do Fetipa, atrair novos membros e abrir novas frentes de atuação”.

Antes da posse do novo colegiado, a representante da Setre, Arielma Galvão, que ocupou a presidência nos últimos 12 meses, fez um balanço da sua gestão, destacando a visibilidade e interiorização do Fórum, por conta do Fetipa Itinerante, implantando este ano, a criação do blog do Fetipa e a adesão de novos membros, com destaque para o Tribunal Regional do Trabalho.

“Levamos o Fetipa Itinerante a cinco municípios, reunindo cerca de 400 pessoas. Além disso, participamos de eventos importantes, como a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil”, disse Arielma.

Fórum

O Fetipa é formado por diversas instituições governamentais e não governamentais e tem o objetivo de discutir a temática do trabalho infantil. O colegiado é composto por representantes da Setre, do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis de Derivados de Petróleo do Estado da Bahia (Sinposba), da Uneb, da Fundação Cidade Mãe e da SRTE-BA, sendo esses titulares.

A suplência é formada por representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), Cipó – Comunicação Interativa, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes), Instituto Mão Amiga e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza.