O programa Qualifica Bahia Ressocialização, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), foi premiado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça.

Executado em 2012, o programa promoveu a qualificação profissional de mais de 800 custodiados de presídios baianos. A solenidade de premiação está agendada para o final de janeiro, em Brasília.

O Qualifica Bahia Ressocialização foi realizado em 19 unidades prisionais nos municípios de Valença, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Salvador, Lauro de Freitas, Serrinha, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.

Voltado para a formação social e profissional de trabalhadores na Bahia, o programa foi criado para atender à atual elevação da demanda de qualificação no estado, nas cadeias produtivas da agricultura familiar e economia solidária, além de comércio e serviços, construção civil, empreendedor individual, construção naval, portuário e mineração, turismo e petróleo e gás.

O titular da Setre, Nilton Vasconcelos, disse que o Qualifica Bahia atua de forma estratégica, preparando os trabalhadores para atender à demanda do mercado e aproveitar as oportunidades criadas por obras e investimentos públicos e privados que chegam ao estado. Com essa ação voltada diretamente para homens e mulheres que estão em regime de reclusão no sistema semiaberto, queremos dar oportunidade de reinclusão dessas pessoas na sociedade.