O primeiro dia de 2014, para muitos baianos, começa com as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. A devoção, de origem portuguesa e que acontece desde 1750, tem sua expressão máxima no dia 1º de janeiro, na tradicional procissão marítima, quando centenas de embarcações dão um colorido especial às águas da Baía de Todos-os-Santos.

A festa, que reúne o sagrado e o profano em uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais da Bahia, é um momento de fé e celebração, quando devotos dão início ao novo ano agradecendo as graças alcançadas no ano que passou, renovando os pedidos ou fazendo novas promessas para o ano que se inicia.

As homenagens começaram sexta-feira (27), com uma alvorada marcada pela queima de fogos de artifício e o repicar dos sinos, seguida de missa e lavagem do adro da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Centro Antigo de Salvador. Sábado (28), domingo (29) e segunda-feira (30) foi realizado um tríduo na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Cidade Baixa.

Nesta terça-feira (31), a galeota foi para o mar. Às 15h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, celebra missa do embarque da imagem do Bom Jesus dos Navegantes, seguida da procissão marítima, que leva a imagem até o cais do porto. Lá, o Senhor Bom Jesus encontra a imagem de Nossa Senhora da Conceição e seguem, juntas, até a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.

O ponto alto dos festejos acontece no dia 1º de janeiro de 2014 (terça-feira), com a tradicional procissão marítima, que leva a imagem de volta à Paróquia da Boa Viagem. Uma missa, celebrada por D. Murilo, na Basílica, às 8h, dá inicio à programação.

Às 10h, os fiéis acompanham a saída da imagem até o píer da Capitania dos Portos, onde acontece o embarque. Na viagem de retorno, a procissão marítima passará pelo Porto da Barra, cais do Porto e Forte de Monte Serrat, seguindo até a Praia da Boa Viagem.

História -– A origem da procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes é imprecisa. Acredita-se que remonta ao século XVIII, época em que o tráfico de escravos negros vindos da África e o comércio marítimo com o Oriente eram intensos. Os infortúnios das longas viagens, como as doenças e os ataques dos navios piratas, levaram os marinheiros a buscar a proteção divina.

A festa caracteriza-se pela realização de duas procissões marítimas. Na primeira, no dia 31 de dezembro à tarde, a galeota Gratidão do Povo conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes no percurso entre o Largo da Boa Viagem e a Basílica da Conceição da Praia. A segunda, e mais famosa, no dia 1º de janeiro, faz o percurso inverso. Baianos e turistas acompanham por mar, em embarcações variadas, enquanto outros aguardam a imagem na Praia da Boa Viagem.

O lado profano é um verdadeiro rèveillon popular, quando o povo continua comemorando a chegada do Ano-Novo.