O projeto Guias e Monitores do Carnaval, da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), foi apresentado nesta terça-feira (3) como modelo de receptivo turístico durante o Seminário de Carnaval e Celebrações de Rua, no Centro de Cultura de São Paulo, na capital paulista. O evento, aberto pelo prefeito Fernando Haddad, é coordenado pelo secretário da Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, e reuniu experiências de sucesso relacionadas ao Carnaval em todo o Brasil.

Segundo o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que fez a apresentação do projeto, o Guias e Monitores já alcançou 100 mil atendimentos este ano. Ele faz parte de um sistema integrado que funciona com 600 profissionais nas ruas conectados aos funcionários do Disque Bahia Turismo e ao portal Bahia. O principal pré-requisito é ter integrantes que falem mais de um idioma para poder recepcionar, sobretudo, o turista estrangeiro.

O sucesso do Guias e Monitores foi tão grande que a Secretaria do Turismo da Bahia o adaptou para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Os profissionais ficam espalhados em pontos estratégicos, como rodoviária, aeroporto, porto, hotéis e no entorno da Arena Fonte Nova, explicou a coordenadora do projeto, Cássia Magalhães.

Para o próximo ano, cerca de 600 profissionais vão atuar durante o Carnaval da Bahia e outros 100 na Copa do Mundo.