Ritmo, história, esportes e dança no Soterópolis desta semana, que vai ao ar nesta quinta-feira (19), às 21h. Um dos destaques do programa é o semba de Angola, que vem às telas do Soterópolis através de uma entrevista com o músico angolano, radicado no Brasil, Abel Duerê.

Além de falar da sua trajetória no mundo musical e a história do ritmo de sua terra natal, Duerê conta sobre as semelhanças e diferenças entre o semba e o samba, as peculiaridades e características do ritmo africano e a repercussão, em solo brasileiro, de um dos ritmos mais contagiantes de que se tem notícia no mundo.

O Soterópolis pegou a estrada e foi até Salinas da Margarida, no Recôncavo, para falar de história. A equipe do programa foi ao município descobrir as origens dos sambaquis, que são sítios arqueológicos formados por conchas de moluscos que existem na cidade. Além de entrevistas com especialistas no assunto, o programa mostra o artesanato da região e a vida de quem vive da natureza local, como os artistas nativos e as marisqueiras da cidade.

Ciclismo e moda também estão presentes no programa desta semana. Apesar de pouca estrutura para os adeptos da bike na cidade, o Soterópolis foi às ruas para falar da moda de quem pedala em Salvador, que aderiu à febre desta atividade física e meio de locomoção.

Aproveitando o semba de Angola e a atividade física do ciclismo em Salvador, o programa continua falando sobre ritmos e dança. O Soterópolis pergunta: você dança? Esta é a proposta do quadro Sua Dança, destaque desta semana.

Os horários alternativos para conferir o programa são no domingo, às 16h30, e na terça-feira, às 22h30. A programação da TVE Bahia pode ser conferida também através do portal do Irdeb