Dando sequência ao processo de digitalização, que teve ontem (17) a entrada definitiva no ar do sinal digital, como imagem HD, a TVE Bahia inaugurou nesta quarta-feira (18) o Laboratório de Interatividade para TV Digital, que vai usar a nova tecnologia para desenvolver formas de o cidadão usar serviços públicos por meio do aparelho de TV digital de sua casa. A inauguração contou com a presença do secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, e do diretor- geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro.

O laboratório funciona no Parque Tecnológico, em Salvador, e vai criar um almanaque audiovisual interativo e um aplicativo com uso de tecnologia 100% brasileira. O cidadão vai poder fazer a sua comunicação com o serviço público utilizando seu aparelho de TV, sem precisar de outro instrumento naquele momento. A tecnologia vai permitir resolver demandas, tirar dúvidas, informar, interagir e ter isso como uma ferramenta para sua atividade do dia-a-dia, disse Robinson Almeida. 

O laboratório faz parte do Ginga.BR.Labs, que integra o programa Ginga Brasil, do Ministério das Comunicações. Com base num sistema operacional para TV desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a TVE e o Parque Tecnológico vão desenvolver interatividade voltada para agricultores familiares, que terão à disposição dados técnicos, consultas, cadastros, etc. 

Ganhamos uma seleção e o prêmio foi montar esse laboratório aqui no Parque Tecnológico e desenvolver outros programas e outras formas de relacionamento do Estado com a sociedade. É um projeto de interatividade que visa à cidadania e temos um mundo imenso pela frente, afirmou Pola Ribeiro. 

Existem poucos centros no Brasil dedicados ao estudo da TV Digital. O pesquisador de um desses centros, que fica na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Marcus Américo, participou do lançamento do laboratório da TVE Bahia e destacou que a familiaridade dos brasileiros com os aparelhos de TV facilita o acesso deles a um mundo cada vez mais cheio de interatividade. É uma interface mais amigável para pessoas que não aprenderam ainda ou que por alguma dificuldade não conseguem entender a linguagem do computador. Como o contato com a TV é maior, há mais facilidade de acessar e usar os mais diversos serviços.

Publicada às 11h30
Atualizada às 14h40