O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), vinculado à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), encerrou o ano de 2013 com duas novas unidades de atendimento ao cidadão baiano – o Ponto Cidadão de Guarajuba e a Rota 3 do SAC Móvel. Agora são 49 postos da Rede, que fechou o ano com o registro de 8,8 milhões de atendimentos.

Além destes avanços, o SAC obteve uma expressiva redução de custos na implantação de novos postos. A economia do Estado chega a R$ 8 milhões, no cumulativo desde 2008, e foi viabilizada por meio de parcerias com empresas de iniciativa privada e prefeituras.

A nova unidade do Ponto Cidadão é mais uma oferta no acesso à documentação básica para uma população de mais de 150 mil pessoas moradoras do município de Camaçari e demais localidades situadas ao longo do costa norte.

Localizado no Guarajuba Shopping, no quilômetro 42,5 da Rodovia BA 099, o ponto emite carteira de identidade, certidão negativa antecedentes criminais e CPF, além de oferecer serviços do SineBahia e Previdência Estadual.

Crescimento

Desde a implantação em 2008, o Ponto Cidadão registra uma estatística de mais de 222 mil carteiras de identidade emitidas por suas unidades, sendo responsável pelo crescimento em 22% de emissão de cédulas de carteira de identidade no interior da Bahia.

Além da recém-inaugurada unidade de Guarajuba, o Ponto Cidadão foi implantado também nos municípios de Central, Presidente Tancredo Neves, Inhambupe, Cruz das Almas, Mucugê, Coaraci, Maracás, Curaçá, Serrinha, Camamu, Olindina, Itaberaba, Santa Maria da Vitória e Luis Eduardo Magalhães.

Nova rota amplia oferta de serviços básicos

Já o lançamento da nova rota do SAC Móvel ampliou em 50% a oferta de serviços básicos em todo o estado nesta modalidade. Com a nova unidade, o serviço itinerante aumenta o número de visitas a municípios do interior, oferecendo mais de 200 mil atendimentos ao ano.

O SAC Móvel leva aos cidadãos serviços como emissão da carteira de identidade, certidão negativa de antecedentes criminais e primeira via de CPF, além do atendimento da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A frota do SAC Móvel também foi totalmente renovada, com novos veículos e equipamentos, em substituição às duas carretas anteriores. No total, a atual gestão da Rede SAC conseguiu expandir a oferta da emissão de carteiras de identidade (37,9%), carteiras de trabalho (44%) e carteira de habilitação (126,2%). O aumento foi possível por intermédio da ampliação dos postos de atendimento e avanços no sistema de atendimento.

Expansão

Exemplos que culminaram na maior eficiência do serviço prestado ao cidadão são a expansão do SAC Fácil (terminais de autoatendimento, com serviços online em algumas unidades), a ampliação de serviços no Portal SAC (www.sac.ba.gov.br) e o sistema de atendimento com hora marcada.

Atualmente, a Rede SAC conta com 50 unidades. São 14 postos em Salvador e região metropolitana, 17 postos fixos no interior, três rotas do SAC Móvel, 15 Pontos Cidadão e o SAC Servidor, com serviços exclusivos ao funcionalismo público.

SAC Servidor

Criada para atender exclusivamente aos servidores estaduais – entre ativos, inativos e pensionistas, além de seus dependentes – a central de atendimento oferece 118 serviços ligados ao Planserv, Junta Médica, Clube de Desconto e Previdência Estadual, e ainda as ações das diretorias de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (DDE) e de Recursos Humanos (DRH), vinculadas à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) do Estado. Todos esses órgãos são vinculados à Saeb.

Desde que foi inaugurado, em agosto de 2013, o SAC Servidor já contabilizou 4.639 atendimentos. A unidade funciona no Multishop Boca do Rio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.