Representantes de mais de 100 municípios baianos discutiram temas da assistência social na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação de Apoio à Gestão do Suas (CGES) da Superintendência de Assistência Social (SAS). O evento foi realizado nesta segunda-feira (27), no auditório Jutahy Magalhães Júnior, na Assembleia Legislativa da Bahia.

De acordo com a titular da CGES, Celeste Vianna, essa é a primeira das reuniões mensais promovidas neste ano. “Vamos desenhar os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Bahia – que teve alteração no reordenamento no ano passado –, aprovação do calendário das reuniões para o exercício 2014. Para a próxima reunião, em fevereiro, a discussão é sobre a distribuição dos recursos na Política de Assistência Social, por provimento dos serviços nos municípios”, explicou.

A temática do encontro incluiu ainda a alteração do regimento da CIB, conforme as novas orientações da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOBSUAS/2012).

Para o secretário de Desenvolvimento Social de Serrinha (a 174 Km de Salvador) e membro do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (Coegemas), Antônio Luiz Sena, a expectativa é de que sejam debatidas questões como o repasse de recursos para os municípios. “Sentar com representantes de 417 municípios baianos para ouvir as necessidades de cada um e compartilhar conhecimento é um ganho para todos nós”, completou.

Interlocução

Constituída em 1999, a Comissão Intergestores Bipartite é um espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da Política de Assistência Social.

Entre as atribuições, estão a definição de estratégias para implantar e operacionalizar os serviços de proteção básica e especial; estabelecimento de acordos na implantação, implementação, aprimoramento de serviços, programas, projetos e benefícios, além da pactuação de critérios e procedimentos de repasse de recursos estaduais para cofinanciamento de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais aos municípios.