O Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos (Projeto Quilombolas) realiza, até o dia 24 deste mês, cursos de informática para comunidades quilombolas na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no município de Lauro de Freitas.

A iniciativa é do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). Os cursos, que irão qualificar 40 participantes, integram ações empreendidas pelo Projeto Quilombolas desde 2009.

O objetivo do projeto é financiar atividades para comunidades remanescentes de quilombos na Bahia, Ceará e Pernambuco. As ações são realizadas com recursos doados pelo Fundo do Desenvolvimento Social do Governo do Japão, via Banco Mundial, no valor de US$ 877,6 mil, somente na Bahia.

Centros multiuso

Qualificar as comunidades quilombolas para estabelecer diálogos com as instâncias públicas e privadas visando a elaboração de projetos e políticas que as beneficiem é a meta do projeto. As ações ocorrem em 100 comunidades remanescentes de quilombos localizadas prioritariamente nas áreas de atuação da CAR e dos territórios de identidade.

As comunidades também são beneficiadas com implantação de centros multiuso, dotados de modernos equipamentos de informática, como impressoras e computadores e antenas para viabilizar acesso à internet, além de espaços destinados a reuniões e atividades econômicas.