Profissionais que atuam junto à população em situação de rua de Salvador avaliaram, nesta sexta-feira (31), o projeto ‘Formação/ Assessoria: Qualificando os Serviços Socioassistenciais’, do Programa Bahia Acolhe, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Instituto de Saúde Integral da Bahia (ISI-BA), por meio de convênio firmado em 2012.

Estiveram presentes no seminário, realizado na Biblioteca Pública do Estado, a titular da Superintendência de Assistência Social (SAS), Ângela Gonçalves, o coordenador do programa, Adauto Oliveira, a presidente do Movimento Nacional de População de Rua, Maria Lúcia Pereira, e o diretor do ISI-BA, Jurandyr Ramos.

Promovido também nos municípios de Vitória da Conquista, na última segunda (27) e de Feira de Santana, na quarta (29), o evento teve o objetivo de compartilhar relatos sobre os avanços obtidos nos municípios a partir do trabalho desenvolvido pelo projeto. Na ocasião, também foi apresentado o sistema de gestão social que facilitará o atendimento qualificado para a população em situação de rua.

Comprometimento

Segundo Maria Lúcia Pereira, o encontro evidencia o comprometimento dos profissionais que trabalham junto ao segmento. “Eles atuam na ponta para que essas pessoas tenham uma saída digna da situação de rua”.

O coordenador do programa, Adauto Oliveira, disse que o processo de formação e assessoria “trouxe para os profissionais a compreensão de que não basta só terem bons equipamentos, mas estar plenamente preparado para lidar com a complexidade da população de rua”.

Para Ângela Gonçalves, o Bahia Acolhe é “mais do que um programa. É uma política estadual de proteção da população em situação de rua”. De acordo com ela, o projeto de lei foi enviado pelo Governo do Estado para apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Capacitação

O projeto ‘Formação/Assessoria: Qualificando os Serviços Socioassistenciais’ foi desenvolvido em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, promovendo assessoria técnica e capacitação para 400 profissionais da Política de Assistência Social e de outras ações setoriais, que compõem a rede de proteção social destinada à população em situação de rua na Bahia.