A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) deu início nesta segunda-feira (20) à efetivação dos aprovados no concurso público promovido pela Sema/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizado em 6 de janeiro de 2013. Os sete empossados, atuarão na Sema na elaboração de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, a Política Estadual de Recursos Hídricos, a Política Estadual sobre Mudança do Clima e a Política Estadual de Educação Ambiental.

Para o secretario Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a inserção dos técnicos no quadro da Sema/Inema supre o déficit de mais de 70 técnicos que a instituição teve ao longo de 2013. “O aumento do número de especialistas no quadro da Secretaria irá fortalecer o planejamento e elaboração das políticas públicas”, explicou. “Já no caso do Inema, os novos servidores contribuirão nas áreas de controle ambiental, fiscalização e licenciamento”.

Capacitação 

A Sema ofertará aos novos concursados um curso em Política e Gestão de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, com o objetivo de ampliar o conhecimento e as competências dos novos servidores. “A iniciativa integra o Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), que abordará aspectos ligados a realidade dos sistemas de meio ambiente e de recursos hídricos, os instrumentos de planejamento, econômicos e de comando e controle”, explicou Spengler.

A especialista em Ciências Biológica, Eva Dayana Oliveira, foi uma das aprovadas no concurso da Sema. Ex- estagiária do antigo Centro de Recursos Ambientais (CRA), hoje Inema, ela destaca que “com o acréscimo no quadro maior de técnicos as atividades vão fluir com agilidade ainda maior”.

Outro aprovado no concurso, Otacílio Prates Neto, já dispõe de uma vasta experiência na área do direito no setor público. “A questão ambiental é um tema em ascensão atualmente. É uma preocupação tanto do Estado que tem a missão de desenvolver as políticas, como dos demais setores da sociedade que buscam respostas e formas de resguardar os bens naturais”, destacou. “Entro neste desafio bastante disposto a contribuir na consolidação das ações ambientais e crescimento do órgão”.

Próximas convocações 

Inicialmente foram designados dez especialistas para a Sema e 50 outros para o Inema. A previsão é quem em abril sejam convocados mais 60 aprovados, sendo 30 especialistas para o Instituto, distribuídos entre Salvador e unidades do interior, e dez para a Sema, para cargos em Salvador, e 20 técnicos para o Inema.

A convocação dos últimos 59 aprovados está prevista para o final de julho, sendo 24 especialistas para Inema, distribuídos entre Salvador e unidades do Interior, 15 especialistas para a secretaria, para cargos em Salvador, e 20 técnicos para o Inema.

O concurso foi realizado pela Secretaria Estadual de Administração (Saeb) sob a organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB).  O certame contou com 5,5 mil inscritos que concorreram a 179 vagas ofertadas, sendo 139 para o cargo de especialista e 40 para técnico.