Os grupos baianos O Quadro, de Ilhéus, e Os Nelsons, de Paulo Afonso, além dos músicos Lucas Santtana e Pitty estão entre os destaques de relatório divulgado pela Feira Internacional de Música Midem. O evento, que este ano terá o Brasil como país convidado, será realizado de 1º a 4 de fevereiro em Cannes, na França.

As bandas O Quadro e Os Nelsons – citadas na categoria de artistas novos ao lado de nomes como a banda CSS e o rapper Criolo, de São Paulo – e Lucas Santtana estão no repertório do volume 5 da coletânea Bahia Music Export, que integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

“Esta visibilidade que os artistas baianos estão tendo na cena internacional é resultado direto das ações de promoção internacional do Bahia Music Export, que incluem produção de material promocional, como as coletâneas, realização de projetos especiais de intercâmbio e apoio à turnês. Além de estarem na coletânea, os dois grupos participaram do projeto de intercâmbio musical Brasil x Reino Unido em 2013, tendo lhes rendido convites para turnês e espaço na mídia especializada. No caso de Lucas Santtana, apoiamos as suas turnês à Europa”, afirma a assessora de relações internacionais da Secult, Monique Badaró.

O estudo estima que o Brasil é o 8º maior mercado de música do mundo. Quando o assunto são as vendas de música digital, o Brasil ocupa a 12ª posição, porém representa apenas 2% das vendas totais no mercado musical on-line, liderado pelos EUA e Japão.