A mostra ‘Fluxo’, da fotógrafa Agnes Cajaiba, voltou nesta terça-feira (28) a ocupar o Espaço Xisto Bahia (Barris) e fica em cartaz até 24 de fevereiro, de segunda a domingo, das 9 às 20h, com entrada franca. Composta por 11 fotografias, a exposição retrata atores transformistas que vivem e trabalham na capital baiana.

O projeto foi um dos selecionadas do edital ‘Portas Abertas para as Artes Visuais 2013’, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), via sua Diretoria de Espaços Culturais (DEC).

A exposição teve uma temporada em setembro deste ano, durante o mês do Orgulho Gay, em Salvador. O cenário proposto para a realização dos retratos é a própria casa de cada personagem, onde estão presentes todos os objetos e símbolos extracorporais que também falam dessas pessoas.

Por meio da montagem das imagens, são materializadas as tensões abordadas pelos ‘Estudos Queer: sexualidades plurais e gêneros em trânsito expressos no gestual, no comportamento, na expressividade do corpo’.

O projeto tem curadoria de Rodrigo Dourado, doutor em Artes Cênicas, autor da tese ‘Bonecas falando para o mundo: (Trans)identidades na cena brasileira’, produção de Gabriela Rocha e identidade visual de Ciro Fico.

Edital

Com objetivo de apoiar a difusão da produção de Artes Visuais da Bahia e também dinamizar e qualificar a ocupação de espaços culturais públicos, o edital ‘Portas Abertas para as Artes Visuais 2013’ contabilizou 74 propostas inscritas.

Deste total, 14 foram selecionadas – quatro de exposições a serem montadas na Galeria do Conselho e dez de intervenções em artes visuais nos ambientes da Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia. Os trabalhos são de temática livre e levam aos espaços diferentes modalidades das artes visuais.