A segunda etapa da requalificação da Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, em Salvador, que ganhou parque infantil, jardins, novas áreas de integração, paisagismo, pavimentação, iluminação e gradil, foi inaugurada nesta quarta-feira (15) pelo governador Jaques Wagner. Na ocasião, também foi entregue o Monumento Irmã Dulce instalado na praça – feito pelo artista plástico Bel Borba. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve presente na cerimônia.

As intervenções transformaram a praça num espaço de lazer que beneficia moradores da Cidade Baixa e visitantes. Para a dona de casa Jaciara Santos, 32 anos, residente no bairro do Uruguai, o espaço significa nova opção de lazer na região. Trouxe meu filho Adriano para brincar no parquinho que está muito bonito. O local ficou tão legal que convidei os amigos para nos encontramos aqui no fim de semana.

Na praça chama a atenção o rosto da religiosa baiana na forma de uma escultura com mais de oito metros de altura e peso de aproximadamente 20 toneladas. É muito bom poder homenagear Irmã Dulce desta forma. Agora, as pessoas vão visitar mais este local e acho que é uma retribuição aos cuidados que ela teve com todos nós, disse o aposentado Reginaldo Gomes. Irmã Dulce dedicou a vida ao amparo da população pobre de Salvador.

A praça fica ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Com a recuperação do espaço e a instalação do monumento dedicado à freira, o local se transformou em novo ponto de atração do turismo religioso, como destaca o governador Jaques Wagner. A inauguração da Praça Irmã Dulce faz parte da estratégia de aumentarmos o turismo religioso na Bahia. As pessoas vêm ver nossas igrejas, incluindo a do Bonfim, e agora também vêm para visitar o Memorial de Irmã Dulce.

Publicada às 12h40
Atualizada às 17h35