Os moradores de Lamarão, na região sisaleira do estado, já trafegam com conforto e segurança nos 13 quilômetros da BA-400 que ligam o município à BR-116. O trecho foi inaugurado pelo governador Jaques Wagner nesta quinta-feira (9), com a presença do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e dos secretários da Casa Civil, Rui Costa, e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho. 

Segundo Wagner, a estrada de Lamarão se soma aos mais de 7.500 quilômetros de rodovias baianas já recuperadas entre 2007 e 2013 e que, até o final deste ano, este número deve subir para 9 mil quilômetros. Ele avalia que os principais resultados dos investimentos que estão sendo feitos em toda a Bahia são o desenvolvimento econômico e social e a geração de emprego e renda. São 555 mil novos empregos no estado, de 2007 até agora, e 70% deles são no interior.

De acordo com Rui Costa, a recuperação do trecho faz parte de um planejamento maior. Temos como objetivo garantir que todos os municípios baianos tenham acesso por estradas asfaltadas, trazendo conforto e segurança para a população. Estamos trabalhando para isso.

Aprovação 

A obra, que beneficia ainda municípios como Serrinha, Água Fria, Sátiro Dias e atende cerca de 38 mil pessoas, agradou quem precisa trafegar pela estrada. O caminhoneiro Paulo Sérgio dos Santos disse que há 10 anos realiza o percurso entre a BA-400 e a BR-116. Era de fazer vergonha à cidade. Já vi muitos acidentes por causa das condições da pista. Agora não, faço estes 13 quilômetros em 15 minutos. Antes, demorava 30 minutos, e às vezes mais.

Para o comércio local também houve melhorias. Dono de um pequeno restaurante à beira da BA-400, Luís Gonçalves afirmou que o movimento aumentou após a recuperação da rodovia. Antes, tinha gente que até evitava passar pela cidade, por causa da estrada ruim. Com a recuperação, aumentou o movimento de carros e de gente no bar.

Publicada às 11h15
Atualizada às 13h