Com o objetivo de promover a discussão dos temas relativos à ética profissional, além de analisar situações e encaminhá-los a instâncias maiores, como o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), a Diretoria de Enfermagem do Hospital Geral Roberto Santos empossou hoje (27) a nova Comissão de Ética de Enfermagem da instituição.

Realizada no Auditório II, a cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, e pela diretora de Enfermagem do HGRS, Aldacy Gonçalves Ribeiro.

Eleita por votação direta em processo interno ocorrido de 12 a 19 de agosto do ano passado com mais de 70% dos votos válidos, a comissão é composta por nove enfermeiras e técnicas de enfermagem, sob a presidência da enfermeira Kathleen May Moreira Silvany, que atua na Emergência Geral e está há dois anos no HGRS.

Aldacy Ribeiro destacou a importância da existência de uma Comissão de Ética de Enfermagem para uma unidade de saúde do porte do Hospital Geral Roberto Santos. “Vários processos ansiavam por uma Comissão de Ética para o encaminhamento legal condizente”, afirmou.

Trabalho educativo

A diretora ressaltou o empenho do grupo em realizar, também, um trabalho educativo entre o corpo da enfermagem, que soma em torno de 1.700 profissionais.

Maria Luísa discorreu sobre a relevância de haver Comissões de Ética nas diversas unidades de saúde. Tais comissões, que atuam em caráter voluntário, contam com a orientação da Comissão de Ética do Conselho Regional de Enfermagem. “São muito caras, para mim, todas as Comissões de Ética, diante da responsabilidade que recai sobre o profissional de enfermagem”, afirmou

Os participantes lembraram que no dia-a-dia do profissional de saúde, ética deixa de ser uma questão filosófica para ser uma exigência, um exercício constante. E, como todo exercício, requer incentivo, discussão e prática.