O contrato para implantação do Centro Integrado de Gestão de Emergências (Cige) foi assinado pelo governador Jaques Wagner nesta segunda-feira (13). Serão adquiridos softwares, aparelhos de telecomunicação e 400 câmeras de videomonitoramento, entre outros equipamentos, para utilização no trabalho integrado das instituições de segurança pública, proporcionando respostas mais rápidas às situações de crise.

Em funcionamento de maneira provisória no Parque Tecnológico da Bahia, o Cige terá estrutura definitiva no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na unidade, trabalha efetivo das polícias Civil, Militar e Técnica, além de agentes – que irão receber as chamadas do telefone 190 -, e operadores de câmeras de monitoramento da cidade.

“Atualizar o controle e a comunicação da área de segurança era um compromisso nosso. A ideia é interligar os centros de comando dos municípios do interior ao Cige. O equipamento já foi testado na Copa das Confederações e no Réveillon. Agora vamos utilizá-lo no Carnaval e na Copa [do Mundo da Fifa Brasil 2014]”, afirmou o governador.

Já utilizado durante a Copa das Confederações e Sorteio dos Grupos da Copa do Mundo, em 2013, o Cige também garantirá melhor eficácia na segurança pública em eventos como a Lavagem do Bonfim, que este ano acontece na próxima quinta-feira (16), o Carnaval de Salvador e o Mundial de Futebol.

Monitoramento

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, a central será interligada aos centros integrados de comunicação (Cicoms) instalados em cidades do interior a fim de melhorar a ação policial em toda a Bahia.

Isso possibilita que todas as viaturas apareçam no sistema de forma clara, que a polícia tenha o controle das ocorrências, por meio do [telefone] 190, e o acompanhamento do que ocorre em locais estratégicos, por meio das câmeras de monitoramento. O secretário explica que a tecnologia é utilizada em prol da sociedade. “As câmeras, por exemplo, têm função preventiva e dificultam as ações criminosas”, afirmou.

Publicada às 11h10
Atualizada às 15h25