O Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), fiscalizou 29 ônibus de seis empresas, nas Estações Pirajá e da Lapa, e nos finais de linha da Pituba (em Salvador) e Portão (Lauro de Freitas). Mais de 100 veículos já foram inspecionados desde que a ação foi iniciada na última segunda-feira (27).

Nesta sexta (31), quinto dia da operação, os fiscais verificaram as condições de 15 veículos da BTU, cinco da Verdemar, quatro da Barramar, dois da Axé, dois da Modelo e um da Expresso Vitória. Eles observaram itens como validade da documentação dos veículos e dos condutores, segurança dos equipamentos, acessibilidade dos passageiros e monitoramento remoto da frota.

Segundo o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, com esta iniciativa, o Procon “busca garantir que os serviços de transporte público sejam prestados com qualidade e segurança”.

Balanço parcial

Na ‘Operação Transporte Coletivo’, já foram fiscalizados 110 veículos das empresas Axé, Barramar, Verdemar, Capital, Rio Vermelho, Praia Grande, Expresso Vitória, Modelo, Vitral, União, BTU, Transol, Ondina e São Cristóvão.

A ação continua na próxima segunda (3), com os fiscais saindo, às 8h, da unidade central do órgão, localizada na Rua Carlos Gomes. Irregularidades podem ser denunciadas na página no Procon-BA, no Facebook, ou pelo e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br.