O Governo da Bahia dobrou a oferta de emissão de carteiras de identidade no interior (RG) em sete anos. Atualmente, a Rede SAC dispõe de 35 unidades que atendem moradores de cidades de pequeno e médio porte. Um dos principais responsáveis pela expansão do número é o Ponto Cidadão, iniciativa da atual gestão, que já dispõe de 15 postos.

Nessas unidades foram emitidas mais de 222 mil carteiras de identidade desde a implantação, em 2008, das quais aproximadamente 66 mil somente em 2013. No ano passado, 8,8 milhões de serviços foram prestados pela Rede SAC – do total, a emissão de carteiras de identidade representou de 1,1 milhão. Atualmente a Rede SAC tem 49 locais de atendimento – além dos 15 Pontos Cidadão, são 31 postos fixos, na capital e interior, e três rotas do SAC Móvel.

O Ponto Cidadão funciona em instalações compactas no padrão SAC de atendimento, que tem como principal benefício a oferta de serviços mais demandados pela população, a custos mais reduzidos para o Estado, viabilizando a capilaridade do atendimento e o aumento da qualidade.

Além da recém-inaugurada unidade de Guarajuba, funcionam unidades nos municípios de Central, Presidente Tancredo Neves, Inhambupe, Cruz das Almas, Mucugê, Coaraci, Maracás, Curaçá, Serrinha, Camamu, Olindina, Itaberaba, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães.

Humanização do serviço

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) é responsável pela gestão da Rede SAC. Segundo o secretário da pasta em exercício, Edelvino Góes, o projeto do Ponto Cidadão foi baseado em três linhas diretivas – inclusão social, humanização do serviço e qualidade do atendimento.

Com essa iniciativa, a rede registra crescimento de 38% na emissão diária de carteiras de identidade em toda a Bahia. Em 2013, a emissão diária chegou a 6,5 mil documentos. O Ponto Cidadão é uma unidade que presta serviço de alta relevância social, focada, principalmente, na população carente. É uma inovação das centrais de atendimento do país, explica o secretário em exercício.