O Serviço de Atendimento do Cidadão (SAC) vai prestar apoio aos moradores de Lajedinho, município atingido por um forte temporal que provocou mortes e a destruição de várias casas, no último dia 7 de dezembro. De terça a quinta-feira (21 a 23), a unidade móvel da rede irá realizar a emissão gratuita da carteira de identidade na cidade, para que a população recupere a documentação perdida durante a tragédia e, juntamente com ela, sua cidadania.

O atendimento em Lajedinho passa a integrar, excepcionalmente, o roteiro do SAC Móvel em janeiro, que ainda visita outras seis localidades até o final do mês.

O atendimento especial do SAC Móvel no município contará com 250 senhas diárias para o documento de identidade e acontecerá na Praça Aníbal Ataíde da Silva, próximo à Câmara de Vereadores da cidade, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.

No município, ainda serão emitidos carteira de trabalho, CPF e a certidão negativa de antecedentes criminais, além de serem prestados serviços da Previdência Estadual e Ouvidoria Geral do Estado.

Mutirão – Os serviços prestados pelo SAC em Lajedinho fazem parte de um grande mutirão, com participação de diversos órgãos e secretarias de Estado, em prol da população local.

A emissão da carteira de identidade, que depende da apresentação do registro de nascimento, terá suporte do Ministério Público, juizados e cartórios locais, que funcionarão em esquema de plantão para emissão da segunda via.

Além dos serviços citados acima, serão emitidos também títulos de eleitor e prestados serviços de orientação jurídica. Integram o mutirão as secretarias da Administração (Saeb); do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp); o Ministério Público (MP/BA); o Tribunal Regional Eleitoral (TRE); o Departamento de Polícia Técnica (DPT); e a Receita Federal.

Outras cidades

Além de Lajedinho, o SAC Móvel também levará atendimento para três bairros de Salvador e três municípios do interior e Região Metropolitana. A unidade da Rota 1 estará em Simões Filho no período de 25 a 29 de janeiro, seguindo viagem para Camaçari (de 31 de janeiro a 4 de fevereiro). Nas duas cidades, serão ofertadas 150 senhas diárias para a carteira de identidade.

A unidade da Rota 2 atenderá em Salvador até o final do mês, com prestação de serviços nos bairros da Calçada (21 a 24), Brotas (26 a 29) e Pituba (31 de janeiro a 3 de fevereiro). Os moradores destas localidades terão acesso a 250 senhas diárias para RG.

Sudoeste – Por último, a Rota 3 do SAC Móvel estará até 15 de fevereiro em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, reforçando o atendimento das demandas locais pelo serviço de carteira de identidade.

A unidade está instalada na Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade. Neste município, será prestado apenas o serviço de carteira de identidade, com a distribuição diária de 120 senhas, sempre de segunda a sexta-feira.

Em todas as os casos, exceto em Lajedinho, será observada a taxa para confecção do documento.Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).