Nesta época do ano, quando Salvador recebe grande número de turistas, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol), na Rua Álvares Cabral, no bairro do Comércio, tem sido um ‘point’ alternativo para quem deseja adquirir produtos manufaturados de boa qualidade.

No espaço solidário (loja), estão expostos para comercialização artesanatos como bolsas, chaveiros, tiaras, peso de porta, acessórios para cozinha, pano de prato, tolhas de mesa, além de objetos de decoração, bijuterias, bonecas, almofadas, jogo americano, pedrarias, roupas infantis, masculina e feminina, entre outras peças.

Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Cesol do Comércio funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, e é conhecido principalmente pelo diferencial dos seus produtos.

Preços baixos

Atualmente, 14 grupos de empreendimentos econômicos e solidários expõem suas produções. Outro diferencial na loja do Cesol é o preço atrativo em relação aos outros pontos de vendas na capital de mercadoria semelhante.

“Entrei para comprar um presente para a minha irmã. Gostei tanto do que vi, acabei levando outros dois e ainda comprei um brinco pra mim”, contou a turista Carla Cristina, do Rio Grande do Sul, que visitava a loja na manhã desta quarta-feira (22).

Fernanda Aparecida, de Natal (Rio Grande do Norte), estava passeando pelo Comércio e, atraída pela vitrine da loja, entrou para conhecer os outros produtos. Acabou comprando várias lembrancinhas. “Aqui o preço está mais em conta e por isso decidi comprar presentes para toda a minha família”.

Assistência técnica

Coordenadora do Cesol, Luciana Embilina disse que desde o período dos festejos natalinos o movimento na loja tem sido bom. “Agora, em janeiro, o fluxo se manteve firme, especialmente com a presença dos turistas que desembarcam no Porto de Salvador. Aqui os turistas encontram produtos de alta qualidade, com ótimos preços”.

O Cesol do Comércio e demais centros já implantados na capital e interior são espaços multifuncionais, de caráter comunitário, que têm o objetivo de articular as oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.

Nesses espaços, os empreendimentos contam com serviços de assistência técnica, captação externa para transferência de equipamentos e insumos produtivos, orientação ao microcrédito assistido, articulação com as políticas de promoção social e de proteção, e apoio à incubação de empreendimentos e projetos de economia solidária.

Em Salvador, além o Cesol do Comércio, funcionam três unidades – uma nos Mares (Rua Constantino Vieira, nº 4), outra em Sussuarana (Avenida Ulisses Magalhães, nº 4024) e mais uma na Barra (Rua Afonso Celso).