A diarista/faxineira Viviane Santos, 30 anos, espera que, a partir de agora, sua clientela aumente. Isso em decorrência do seu cadastramento no SineBahia – Patra, serviço que atende e apoia trabalhadores autônomos. “Fui informada que a procura por profissionais da minha área é muito grande. Estou pronta para trabalhar”.

Viviane foi um das pessoas atendidas nesta quarta-feira (29) por uma ação social, que ofereceu serviços no Conjunto Residencial Bosque das Bromélias, na rodovia CIA/Aeroporto, em Salvado.

A iniciativa teve o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Salvador, e continua até esta quinta (30).

Já Aline Maciel, que está desempregada há pouco mais de um ano, aproveitou a oportunidade para se inscrever no curso de qualificação profissional. “Sou garçonete, já lido com o público, por isso optei pelo curso de recepcionista”.

Cidadania

Presente na abertura do evento, a secretária do Trabalho em exercício, Olívia Santana, ressaltou a importância da presença institucional para o fortalecimento da cidadania dos moradores do condomínio.

“Essa comunidade já tem um histórico de luta e resistência, que deve ser utilizado para buscar melhorias na infraestrutura local e na vida de cada um, aproveitando, da melhor maneira possível, as oportunidades que são oferecidas”, afirmou a secretária.
Além de inscrição para trabalhadores autônomos e cursos de qualificação profissional, a Setre oferece o cadastro no SineBahia e emissão de carteira de trabalho.

O TRE atende com revisão/retificação dos dados cadastrais, emissão do título do eleitor (1ª e 2ª via), entregue logo após o atendimento, e transferência eleitoral. Já na próxima eleição, quatro seções eleitorais serão instaladas pelo órgão no local.

A solicitação dos serviços é uma demanda dos moradores, por meio do Fórum Pós-Habitação do Programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado pela Caixa Econômica Federal. Atualmente, residem no local, que começou a ser habitado há cerca de três anos, mais de duas mil famílias.

 Confira fotos do evento.