O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) encerrou o ano de 2013 com saldo positivo de ações voltadas à gestão do trânsito na capital e no interior do estado. O órgão investiu em educação para o trânsito e na fiscalização de veículos, buscando tornar o trânsito mais seguro e humano.

Segundo o diretor geral do Detran-Ba, Maurício Botelho, transformar atitudes e incentivar comportamentos positivos, por meio da educação, sempre pautaram os objetivos do órgão. “Por isso, em 2013, as campanhas educativas e as ações de fiscalização foram intensificadas”.

As atividades desenvolvidas pela Coordenação de Segurança e Educação para o Trânsito (CS) e Escola Pública de Trânsito (Eptran) tiveram papel significativo na gestão, com ações que incluíram campanhas, cursos e palestras.

Aproximadamente cinco mil pessoas foram atendidas em vários cursos, a exemplo do teórico de 1ª CNH (Carteira Nacional de Habilitação), prático de direção veicular, renovação de CNH, instrutor de trânsito, examinador de trânsito, condutores de transporte escolar, atualização e fiscalização, capacitação de agente de trânsito, pilotagem e requalificação de instrutores de centros de formação de condutores (CFC).

Os alunos da Eptran ganharam ainda uma biblioteca onde puderam ter acesso às normas de trânsito e conteúdos relacionados à prova para obtenção da primeira habilitação.

Atividades educativas

Cerca de 300 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades educativas realizadas pelo órgão, incluindo blitz, unidade móvel, minipista, Centro Interativo, além de comandos educativos em diversas ocasiões – Lavagem do Bonfim, Carnaval, São João, Dia Internacional da Mulher, Dia do Motorista, Semana Nacional do Trânsito, Dia das Crianças, Projeto Secopa, Oficina Educação para o Trânsito, estande de Educação para o Trânsito e palestras.

Outra importante iniciativa foi a criação do primeiro posto de atendimento no circuito carnavalesco, no bairro de Ondina, em Salvador. No local, os foliões puderam fazer consultas relacionadas a veículos e habilitação, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e registro de solicitações na Ouvidoria do órgão.

A campanha ‘Não misture bebida e direção’ teve ampla aceitação por parte dos foliões. De forma lúdica e interativa, funcionários do Detran distribuíram bafômetros nos circuitos da folia para averiguar se o folião tinha ingerido bebida alcoólica. Ele ganhava o adesivo ‘Cuida de Mim!’ ou ‘Vem comigo!’, a depender da resposta. Para esta ação, o Detran recebeu um milhão de bafômetros do Ministério das Cidades.

Semana de Trânsito

Realizada entre os dias 17 e 20 de setembro do ano passado, a Semana Nacional de Trânsito foi inspirada no tema ‘Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas’, dando continuidade à campanha ‘Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020 – Juntos podemos salvar milhões de vidas’.

A campanha, em diversos municípios baianos, chamou a atenção para a importância dos cuidados no trânsito e da redução do número de acidentes. A novidade foi o simulador de direção veicular instalado em um shopping da capital, reforçando o tema da campanha.

Também se destacaram em 2013 a participação do Detran no Projeto Pedala Criança, no Dique do Tororó, e no Dia da Consciência Negra, no Alto das Pombas, em Salvador, além do projeto ‘Se essa rua fosse minha’, que visa inserir, de forma lúdica, na grade curricular de alunos do ensino fundamental e médio noções de segurança no trânsito.

No ano passado, foram contemplados o Colégio Municipal Monsenhor Barbosa, em Mata de São João, Colégio da Polícia Militar do Lobato e Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, os dois últimos localizados na capital.

Fiscalização e leilões

A Caravana do Detran foi um marco no quesito organização administrativa. O órgão realizou ações de fiscalização, controle, acompanhamento de rotinas e levantamento das necessidades das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) dos municípios de Santa Maria da Vitória e Juazeiro.

Para melhorar a fluidez no trânsito e garantir maior segurança de veículos e pedestres, o Detran intensificou as ações relativas à organização do trânsito, abrangendo os municípios de Gandu, Itanhém, Mucugê, Prado e Varzedo. Com investimento de cerca de R$ 1,1 milhão, foram beneficiadas aproximadamente 103 mil pessoas.

No quesito fiscalização, em parceria com a Polícia Militar, o Detran realizou blitzes para verificar as condições de circulação dos veículos e o comportamento dos motoristas. De janeiro a novembro de 2013, cerca de 4 milhões de veículos foram abordados no estado.

O Detran também desenvolveu ações de combate ao transporte clandestino de passageiros, implantou o Módulo de Talonário Eletrônico de Infração e Fiscalização de Emissão de Gases Poluentes. Em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a PM, foram realizadas blitzes que resultaram no crescimento da arrecadação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Durante o ano, também houve três edições de leilões, com 4.184 lotes de veículos, desocupando os pátios das unidades de trânsito na capital e interior do estado, e gerando arrecadação de R$ 4 milhões.