Nesta sexta-feira (17), às 9h, as Voluntárias Sociais da Bahia, por meio do programa Mais Futuro, entregaram certificação para 24 jovens. A cerimônia aconteceu no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Os participantes do processo de aprendizagem foram submetidos a um concurso, sendo aprovados para o ingresso no programa através do convênio firmado com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), onde os jovens foram contratados para exercer suas atividades no SAC de Lauro de Freitas.

Na ocasião, eles assistiram a um vídeo institucional sobre o Mais Futuro e tiveram uma visão geral sobre o programa do qual fazem parte, recebendo elogios dos coordenadores sobre sua conduta, o que possibilitou o acesso ao primeiro emprego.

A coordenadora de formação para o trabalho das Voluntárias, Liliane Barbosa, disse que a expectativa é aumentar o quantitativo de jovens no Mais Futuro, com a celebração de novos convênios com entidades da administração, tendo em vista um novo convênio com a Saeb/SAC e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Segundo a diretora operacional das Voluntárias, Tânia Lessa, a aprovação dos jovens no concurso já é uma grande conquista, porque estamos dando oportunidade a milhares de jovens e me sinto muito orgulhosa disso. Muitos jovens desejam participar do programa.

Xislane Figueiredo, 23 anos, afirmou que o Mais Futuro foi uma porta de entrada para seu primeiro emprego e me ajudou a conhecer o serviço público, a lidar com pessoas e a aprender coisas novas. O processo foi muito gratificante, um excelente aprendizado para mim.

Daiane Pimentel, 23 anos, explicou que sua experiência no programa foi muito boa, porque tive outra visão do mercado de trabalho, onde recebi treinamento específico para atuar no Sinebahia, com todo o apoio de profissionais capacitados. 

O Mais Futuro é um programa de aprendizagem e capacitação que visa disponibilizar as ferramentas necessárias para o ingresso qualificado de jovens entre 18 e 24 anos em condição de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.