A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizou nesta terça-feira (4) um curso sobre beneficiamento do umbu na Comunidade Lagoa do Agostinho, município de Cafarnaum, no centro norte do estado.

O curso foi uma iniciativa do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil), vinculado à Gerência Regional de Irecê. Realizado em parceira com a prefeitura e a Associação Comunitária de Lagoa do Agostinho, o curso foi ministrado pelo técnico agrícola da EBDA, Arnou Dourado.

Plantio, tratos culturais, colheita, rendimento, comercialização e exportação foram assuntos abordados na ocasião. Os participantes também tiveram oportunidade de saber mais sobre a importância econômica do umbuzeiro – com informações referentes à produção e características da planta – e o cultivo, principalmente a preparação da área e o solo.

Os agricultores aprenderam ainda a produzir doces caseiros, a exemplo de umbuzada e geléia, e receitas mais elaboradas (pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro, cocada e ‘umbuzeitona’). A programação incluiu ainda módulo sobre o processamento do fruto, com destaque para o aspecto da higiene.