A adesão de agricultores familiares ao Programa Garantia-Safra (safra de inverno 2013/2014) pode ser feita até o próximo dia 28. Para a inscrição, é preciso comparecer aos escritórios locais ou a Gerência da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), da região.

Em Feira de Santana, os agricultores estão efetivando cadastro para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que comprova a condição de produtor, e ainda se inscrevendo no programa.

De acordo com a gerente regional da EBDA local, Edilza Reis, está prevista para esta safra a inscrição de 25.849 agricultores em 22 municípios da região. “O seguro garante a subsistência econômica para toda família de agricultor com perdas de lavouras e a EBDA vem desenvolvendo com amplitude a adesão dos produtores ao programa na região da nossa jurisdição”.

Após as inscrições, os agricultores deverão retornar à gerência da EBDA, onde receberão os boletos de pagamento da taxa do produtor, que podem ser quitados em casas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. “Estamos esperando os agricultores no dia 17 de março para entrega dos boletos”, afirma a gerente.

Etapas

A produtora Joana Silva, 44 anos, moradora da Fazenda Olho D’água da Formiga, em Feira de Santana, fala da importância do Garantia-Safra para a sua família nos períodos de perdas da produção. “Com o dinheiro posso complementar a alimentação dos meus filhos, mesmo em épocas difíceis”.

A agricultora Maria Nascimento de Jesus, 73, da Fazenda Magalhães Jaguará, também em Feira, destaca que se receber o seguro vai investir na própria fazenda porque poderá comprar ração para o gado, cavar uma fonte, “investir o dinheiro na minha terrinha”.

Os agricultores devem cumprir duas etapas para garantir a participação no programa – fazer a inscrição em um escritório da EBDA – para isso precisa ter a DAP – e pagar o boleto.