Agricultores familiares do município de Rio Real, no nordeste baiano, se reuniram nesta sexta-feira (7) para a solenidade de reativação do Mercado do Produtor de Laranja – conhecido também como Packing House – unidade de beneficiamento e classificação da fruta.

Uma parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), com a prefeitura local e a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor).

Buscando promover o desenvolvimento da citricultura e a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar, a EBDA cedeu o terreno, por meio de comodato, para a cooperativa, onde foi instalado o mercado. O objetivo da iniciativa é equipar a citricultura do município, o maior produtor de laranja da Bahia, com mais de três milhões de toneladas de frutos/ano.

A cooperativa recuperou e modernizou o maquinário de processamento da laranja, que estava desativado. O equipamento tem capacidade para processar 100 toneladas da fruta por dia, além de limpar, encerar e fazer a classificação por tamanho.

Presente no evento o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro, afirmou que, “aliado à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestada pela EBDA, o Mercado Produtor traz para os agricultores familiares citricultores três aspectos importantes – comercialização, agregando valor ao produto, cooperativismo e beneficiamento do produto, fechando assim os elos da cadeia produtiva da citricultura”.

Câmera setorial

Segundo o secretário municipal da Agricultura de Rio Real, Luiz de Lima, a citricultura tem grande importância econômica e social para o município, pois é o principal produto agrícola da localidade. “Rio Real tem 3.492 famílias de agricultores familiares. Aproximadamente 70% deles trabalham com citros, que é uma das bases da economia local”.

No evento, foi realizada a primeira reunião ordinária da Câmera Setorial da Citricultura, onde o técnico da EBDA e coordenador das ações de citros no estado, Nilton Caldas, apresentou o tema falou sobre a situação da citricultura baiana. “Na Bahia, que possui cerca de 20 mil citricultores, aproximadamente 100 mil pessoas estão envolvidas direta e indiretamente com a cadeia do citros, gerando uma receita, para o estado, em torno de R$ 350 milhões ao ano”.

Borbulheira Cítrica

Como parte da programação, o presidente da EBDA visitou uma das borbulheiras cítrica da empresa, localizada no mesmo espaço do Mercado do Produtor, que produz 600 mil borbulhas, por ano, e conheceu o trabalho realizado pela empresa que garante a sanidade e qualidade das mudas de citros no estado.

“A EBDA possui sete borbulheiras instaladas nos Territórios Litoral Norte e Recôncavo, com capacidade para produção de 4,2 milhões de borbulhas. É maravilhoso ver de perto esse trabalho, que assegura a produtividade, crescimento, fortalecimento e valor de mercado dos citros da Bahia”, disse Faro. Também participaram do evento, representantes dos governos estadual e municipal, do setor privado e dos viveiristas.