O Território de Identidade da Bacia do Paramirim, que envolve os municípios de Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Rio do Pires, Tanque Novo e Paramirim, tem avanços e conquistas para comemorar na prevenção e no combate ao trabalho infantil.

Quem garante é Ana Luiza Buratto – representante da Organização Social Avante (Educação e Mobilização Social) e coordenadora do Projeto Todos Juntos, realizado entre os meses de abril e fevereiro de 2014. Os dados, que consolidam esta ação, foram apresentados nesta quinta-feira (20) no auditório do Espaço Crescer, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Para o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, a questão do Trabalho Infantil é a mais complexa no mundo do trabalho. “Por estar associada à pobreza; à falta de renda das pessoas; e pela falta de uma educação integral que atenda às crianças e aos adolescentes”.

Parceria

Nilton Vasconcelos afirmou, ainda, que o combate ao trabalho infantil tem avançado muito na Bahia, mas é uma questão que não dá pra se brincar. “Temos que trabalhar neste sentido e esta parceria com os municípios é de fundamental importância para os avanços e as conquistas neste segmento”, esclareceu.

A coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, comemorou a execução do projeto por este ter chegado à ponta, ou seja, onde estão as pessoas que lidam diretamente com o problema. “O legado a ser deixado, neste projeto, é que o município tem agora como fazer para combater e erradicar o trabalho infantil”.

O Projeto Todos Juntos contou com a participação de gestores municipais, servidores das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social; conselheiros municipais, professores, agentes de saúde, representantes de grupos de jovens, da Igreja, de sindicatos de trabalhadores, além de membros da Polícia Militar e da sociedade civil organizada.

3ª Caravana

Nesta ação da Setre, em parceria com a Avante e investimento superior a R$275 mil, foram contempladas atividades de mobilização, treinamento e articulação, visando o fortalecimento das instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Com este projeto, a Setre buscou atender as demandas surgidas a partir da 3ª Caravana Bahia Livre do Trabalho Infantil, realizada em novembro de 2011 pelo governo estadual em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).