Trinta e três educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) recebem nesta quinta-feira (20), às 14h, a certificação profissional do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec e do Programa de Aprendizagem na Medida. A solenidade será realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), na Avenida Sete de Setembro, 308, Corredor da Vitória, em Salvador. 

Os adolescentes serão certificados nos cursos de auxiliar de rotinas administrativas, pintor de obras e reformador de móveis, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A ação é resultado de parcerias firmadas pela Fundac com o Governo Federal – que já garantiu mais 1500 vagas para cursos profissionalizantes do Pronatec – o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/Ba), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e empresas privadas.

No próximo dia 24, mais 25 adolescentes concluem os cursos de inglês aplicado ao turismo e montador e reparador de computadores, também oferecidos pelo Pronatec, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

A diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, lembra que “a qualificação e inserção profissional são instrumentos fundamentais no processo de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei e esta ação só é possível com a participação de todos”.