Às vésperas do Carnaval, a programação do Pelourinho privilegia a diversidade, com opções para todos os gostos a maioria gratuita. Na segunda-feira (17), no Largo Pedro Arcanjo, um encontro de ritmos e estilos marca ensaio do Cortejo Afro. A festa terá a presença dos cantores Rodrigo Pitta, Edi Rock (Racionais Mc’s), Arto Lindsay e do Dj Mau Mau.

Na terça (18), tem show celebrando os 35 anos de criação do Afoxé Badauê, nascido no bairro Engenho Velho de Brotas. O espetáculo Para continuar te Lembrando do Badauê pretende emocionar o público, com sucessos da própria banda e as diversas músicas em sua homenagem. A festa acontece no Largo Pedro Archanjo. No mesmo dia, a banda Dionorina faz a festa do reggae no Largo Quincas Berro DÁgua.

Uma grande homenagem ao artista Augusto Omolu reúne Cortejo Afro, A Grande Família, Viola de 12, Aloísio Meneses, Portella Açucar, Dody Só e Luciana Souza, na quarta (19). O tributo acontece no Largo Pedro Archanjo. Também o bloco Afro Ókánbi realiza o seu terceiro ensaio preparatório para o Carnaval no Largo Tereza Batista.

Na quinta (20), tem Lazzo Matumbi, no ensaio do bloco Coração Rastafári, no Largo Pedro Archanjo, o cantor Elpídio Bastos, no Tereza Batista, e Alexandra Pessoa, no Quincas Berro DÁgua. Na sexta (21), a banda Aiyê Baê e DNA Dodô comemoram 100 anos de Dodô, no Largo Tereza Batista. O público vai dançar ao som futurista da banda Baiana System. No Largo na Quincas Berro DÁgua se apresenta a banda de reggae Cativeiro.

Sábado (22) vai haver o ensaio do bloco Alerta Geral, Largo Pedro Archanjo. E no Tereza Batista, a diversão é comandada pelo bloco Afro Muzenza. No Largo Quincas Berro DÁgua tem o reggae de Ras Ednaldo Sá.

Afoxés 

Os blocos afro e afoxés tomam conta das ruas e largos do Pelô no domingo (23) à tarde, começando com a concentração na sede do Afoxé Filhas de Gandhy, no ensaio geral, seguida de desfile pelas ruas do bairro. Também haverá o ensaio do Olodum e do bloco Amor e Paixão, no Largo Tereza Batista. Viola Vadia agita a noite no Quincas Berro DÁgua.

A movimentação no Pelourinho é uma prévia do que será o Carnaval da Cultura, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult). A programação detalhada está disponível no site da Secult.

pelo