A abertura oficial do carnaval de Salvador levou milhares de foliões, na noite de quinta-feira (27), ao Campo Grande, Centro da cidade, onde o rei Momo, Renildo Barbosa, recebeu as chaves da cidade em cerimônia com a presença do secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, e do prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto.

"Temos expectativa muito positiva. O Carnaval de Salvador é uma belíssima festa e certamente este ano vai brilhar para todo o Brasil. Todos os serviços estão funcionando, nas áreas de saúde, segurança, transporte (entre outros) para garantir diversão tranquila para os foliões", disse o secretário de Comunicação.

Para garantir a segurança do Carnaval, a saúde e a diversidade da festa na Bahia, o Governo do Estado investiu R$ 60,2 milhões. O secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, destacou que "os hotéis estão cheios, inclusive valorizando o turismo interno, já que 90% dos visitantes são brasileiros e 10% estrangeiros".

A baiana Seila Barreto, 29 anos, aprovou a segurança na folia: "já dá pra notar a diferença, está com policiamento melhor, mais organizado. Trouxe até meu filho pra ver a festa de perto".

O inicio da folia foi ao som do Psirico, que saiu sem cordas no circuito Osmar. O pagode, o samba e blocos afros também tiveram seu espaço no primeiro dia da festa, com saída do Campo Grande e encerramento na Praça Castro Alves.

"“A festa está bacana, bonita e estamos com grande expectativa sobre o Carnaval que começa, pra mim, hoje", disse o aposentado Ademar Cerqueira, 65 anos.