O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inicia, nesta quarta-feira (26), a abordagem aos foliões que estão desembarcando no aeroporto e na rodoviária de Salvador. Segundo o diretor geral do órgão, Maurício Botelho, “a intenção é sensibilizar o condutor quanto aos riscos de não misturar bebida e direção, transformando a festa num ambiente seguro e pacífico”.

Durante a folia, a ‘Operação Carnaval 2014’ será realizada também nos camarotes e estacionamentos da capital. Uma equipe do Detran estará distribuindo material educativo com o mote da campanha – ‘O bom folião não bebe na direção’. Quem estiver nos camarotes, vai poder utilizar um bafômetro descartável para avaliar o nível de álcool no sangue.

Os foliões que insistirem dirigir após ter consumido bebida alcoólica estarão sujeito a pagar multa de R$ 1.915,40, ser presos, perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outras punições. O propósito da campanha é ajudar o condutor a refletir e não colocar a sua vida nem a de outras pessoas em risco.

Ondina

O posto do Detran, em Ondina, próximo às esculturas da Avenida Adhemar de Barros, funcionará em esquema de plantão 24 horas durante o Carnaval. No local, o folião poderá fazer consulta relacionada a veículos e habilitação e obter segunda via do documento de licenciamento do veículo (CRLV) em caso de perda ou extravio.

Para a emissão do CRLV, é importante apresentar original e cópia de documento de identidade, CPF e boletim de ocorrência emitido pela Delegacia Digital, via internet, além da doação de dois quilos de alimento a uma instituição filantrópica.

Em caso da necessidade de substituição de trios elétricos e carros de apoio, que participarão do desfile e foram vistoriados antes do início da festa, o Detran realizará a Vistoria de Emergência para avaliar se o veículo substituto possui condições de tráfego.

Blitz

Pela terceira vez, uma equipe do Detran dará apoio à Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a ouros órgãos do Estado ligados à segurança e serviço, que visam assegurar a paz e tranquilidade da folia.

Outro ponto importante é a realização de blitz de alcoolemia e a disponibilização de reboque para a remoção de veículos apreendidos, quando necessário, em parceria com a Polícia Militar e a Transalvador, em vários pontos da cidade.

Ouvidoria

O posto do Detran terá também atendimento da ouvidoria, em regime de plantão, que receberá as manifestações positivas e negativas do cidadão sobre o serviço prestado pelo órgão para correção e subsídio a planejamento de novas ações. A ouvidoria atenderá pelo telefone 0800 284 0011.

Assessoria de imprensa

Durante a folia, a assessoria de comunicação do órgão atenderá a imprensa no Posto de Ondina.