O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), lançou nesta sexta-feira (21), em Salvador, um aplicativo – o Reclame Turismo – para avaliar a prestação dos serviços turísticos durante o Carnaval. A ferramenta foi apresentada aos integrantes do trade turístico baiano e dos órgãos de fiscalização ligados à defesa do consumidor, como Procon/BA e o Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro).

O aplicativo, voltado para dispositivos móveis (tablets e smartphones), é um sistema para uso do governo, onde cada problema relatado será analisado, oferecendo ao usuário a possibilidade de acompanhar todas as medidas tomadas pela Setur até a sua resolução.

Para se cadastrar, o turista deve registrar nome, CPF ou passaporte, endereço, telefone, país, estado ou cidade de origem e e-mail. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Coordenação de Cadastramento e Fiscalização dos Serviços Turísticos, que atuará em parceria com o trade turístico local. O turista poderá acompanhar o andamento de todas as suas reclamações pelo próprio aplicativo.

“Não se trata de uma ferramenta para constranger os prestadores de serviço, uma vez que as informações não serão públicas, mas para melhorar a qualidade do atendimento ao turista, seja nas áreas de transporte, hospedagem, alimentação e setor público”, afirmou o secretário Pedro Galvão. O presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero, disse que a função do aplicativo é dar segurança ao turista que visita a Bahia. “Ele vai saber onde reclamar pelo serviço mal-prestado”.

Para o presidente da Câmara de Turismo da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Giuseppe Belmonte, a ferramenta não deve prejudicar os comerciantes que trabalham corretamente. Já Luiz Henrique Amaral, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), solicitou que as entidades de classe recebam as denúncias com celeridade e que as respostas ao consumidor sejam dadas rapidamente.

Para baixar o aplicativo, que já está disponível para o sistema Android, no Google Play, e ficará disponível na Apple Store, para o sistema IOS, a partir do próximo dia 25, basta clicar aqui.

aplicativo