A abertura oficial do Carnaval do Pelô, nesta sexta-feira (28), vai mostrar a diversidade do Carnaval da Cultura, com atrações para todos os gostos. Carlinhos Brown vai levar 46 percussionistas para o evento, com show marcado para as 20h30, no palco principal do Largo do Pelourinho.

Na sequência, no mesmo palco, Gerônimo, Luciano Calazans e Orquestra Ufonia apresentam o show Encontro com O Mar. Logo depois, tem o balanço do reggae, com Dionorina, Lucas Di Fiori e Banda Cativeiro, reunidos no show Bahia Negra – De Caymmi a Ilê.

Já a saída do Olodum, nesta sexta, está marcada para as 19h, no Pelourinho. Seguido por mais de 4 mil foliões, o bloco sai de sua sede, no Pelô, para entrar na Avenida, a partir das 22h.

Além dos grandes shows no palco principal, uma verdadeira salada de ritmos garante a diversão para todos nas ruas e largos no primeiro dia do Carnaval do Pelô. Às 19h, tem o som da Orquestra Iemanjá, no Largo Pedro Archanjo. Mais tarde, às 22h, ainda no Largo Pedro Archanjo, é a guitarra baiana da banda Ligação 70 que agita o folião.

No Largo Tereza Batista, o rapper Mr. Armeng faz o primeiro show da noite, às 19h, e quem encerra é a cantora de reggae Jô Kallado, a partir das 21h30. E no Largo Quincas Berro d’Água, a música eletrônica toma conta da noite com o Grupo Fuma Sound, às 20h. Já às 22h30, é a vez do afro pop de Jonga Zambô completar a mistura de ritmos do Carnaval do Pelô.

O Carnaval da Cultura, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), garante apoio a centenas de artistas, grupos e entidades que vão desfilar no Carnaval do Pelô, no Ouro Negro e também na Pipoca em todos os circuitos da folia. A programação completa do Carnaval da Cultura está disponível nos sites da Secretaria da Cultura e do Carnaval da Bahia.