Crianças e adolescentes estão em segurança, durante os dias da folia, sob os cuidados do corpo técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), nos quatro Espaços Temporários de Convivência para acolhimento provisório, coordenados pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).

Presentes nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina), as unidades vão atender crianças e adolescentes em situação de risco e violação de direitos, encaminhados pelos órgãos de defesa e garantia de direitos, durante os seis dias do Carnaval, em regime de plantão 24 horas.

De acordo com Mara Núbia Alves, coordenadora da Creche Calabar (Cemei), a unidade conta com dez técnicos da Sedes, que vão atender 100 crianças durante toda a festa. “A equipe que trabalha aqui é composta por assistentes sociais e pedagogas. Temos também profissionais que fazem parte da abordagem social, que mobilizam os pais a trazer seus filhos para a creche, conhecer o espaço e sentir que as crianças serão bem cuidadas”.

Os espaços realizam atividades lúdico-pedagógicas, jogos educativos, exercícios físicos, entre outras. Rita Cerqueira, técnica da Sedes e monitora no espaço, diz que os pequenos também contam com banho de mangueira, livros didáticos e cuidados como banho, alimentação e dormida.