A Alemanha instalará em Salvador, durante o mundial de futebol, a ‘Embaixada do Torcedor’, um posto móvel que atenderá aos cerca de 6,5 mil turistas alemãs que são esperados na Bahia. Por este motivo, uma comitiva formada por membros da Embaixada alemã no Brasil, da Federação Alemã de Futebol e dos consulados instalados na Bahia, Recife e Rio de Janeiro estiveram em Salvador na manhã de hoje (13), para conhecer as instalações da Arena Fonte Nova e os Planos Operacionais que serão adotados durante a Copa do Mundo da FIFA 2014.

A proposta é disponibilizar para os turistas um ponto de atendimento, através do qual será possível tirar dúvidas, solicitar serviços e receber orientação e assistência. “Para mim, como cônsul, é um grande desafio mediar as relações entre os dois países. Tenho certeza que será uma ótima oportunidade para os dois e acredito que a Bahia tem atrativos a mais para oferecer aos turistas”, comenta Petra Schaeber, cônsul honorária da República Federal da Alemanha no Brasil.

A visita a Salvador foi dividida em dois momentos. No primeiro, a comitiva compareceu à Arena Fonte Nova. O presidente e o diretor de Relações Institucionais da Arena Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), Marcos Lessa e Marcos Ferreira, respectivamente, recepcionaram o grupo que conheceu as instalações do estádio.

Alegria dos bianos

“Estamos alegres por ter jogo da nossa seleção na Bahia e já ansiosos para o nosso retorno a Salvador. Esperamos conhecer melhor a alegria e festividade dos baianos e temos esperança de que possam torcer mais pela Alemanha do que por Portugal”, brinca Gerald Von Gorrisen, gerente de Atendimento ao Torcedor da Federação Alemã de Futebol.

O segundo momento aconteceu na sede da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA (Secopa). Em uma reunião, o chefe de gabinete da Secretaria, Jorge Wilton, e a coordenadora de Negócios Internacionais da Governadoria, Cristiane Gouveia, apresentaram as ações planejadas pelo Governo do Estado e que serão adotadas no período dos jogos.

Também participaram do encontro, a assessora municipal da Copa do Mundo da FIFA, Ana Brito, o gerente do COL na Bahia, Roberto Maron, e o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri. O coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa, acompanhou a visita durante toda a manhã.

“Foi um encontro importante, com a representação diplomática e da Federação de Futebol. Nós transmitimos a nossa gratidão pela escolha da Bahia como Centro de Treinamento e nosso contentamento em receber um grande jogo da seleção. O encontro foi para discutir o apoio que a Bahia dará à iniciativa”, avaliou Jorge Wilton.

Terceira cidade

No grupo alemão, além da cônsul honorária e do gerente de atendimento ao torcedor, também estavam Michael Gabriel, coordenador de torcedores alemães da KOS; Martin Curi, representante da empresa Nepress; e os funcionários de carreira do Consulado do Rio de Janeiro, Ursula Koos e Matthias Glasckke, e de Recife, Jürgen Schlug, além dos membros da Embaixada da Alemanha, Martina Hackelberg, Juliana Pinto Rocha e Jörg Bade.

Salvador foi a terceira cidade visitada pela comitiva que já esteve em Fortaleza e Recife e, agora, segue para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.