A delegação holandesa de futebol se reuniu nesta segunda-feira (24) em Salvador com representantes dos governos estadual e municipal para conhecer de perto a organização da Copa de 2014 na capital baiana. No dia 13 de junho, a seleção da Holanda enfrenta a Espanha na Arena Fonte Nova e a previsão é que cinco mil torcedores holandeses assistam ao jogo. 

Segundo o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, o objetivo é conhecer de perto o que a cidade oferece aos torcedores e repassar essas informações para eles. Entre os itens de interesse estão hospedagem, transporte público, restaurantes, segurança pública e pontos turísticos. 

O time holandês tem um grupo de fãs fiéis que segue os jogadores para todos os lugares do mundo. Por isso, queremos ter todas as informações para que os torcedores se sintam bem nas cidades onde a Holanda vai jogar, diz Rade. 

Até o dia 26 deste mês, a delegação holandesa visita as cidades-sede onde a sua equipe joga na primeira fase do grupo. Os representantes também estarão nas capitais onde a seleção pode atuar, se passar para a próxima fase. Além de Salvador, eles já visitaram Porto Alegre e Belo Horizonte. Depois, seguem para Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.

O secretário estadual para Assuntos da Copa, Ney Campello, informa que os holandeses terão à disposição um manual do torcedor com dados sobre hospedagem, restaurantes, pontos de visitação. Além do manual, a Secretaria Estadual do Turismo vai disponibilizar guias e monitores que falam diversos idiomas, como o holandês. Também estará à disposição o Disque Bahia Turismo, por meio do 3103-3103.

A segurança pública também está garantida durante os jogos da Copa em Salvador. No evento, o policiamento vai estar concentrado no aeroporto, Arena Fonte Nova, centros de treinamento, porto, pontos turísticos, perímetro ao redor do estádio e hotéis. Os policiais vão contar com o auxílio da tecnologia, câmeras de monitoramento, kit antibomba e plataformas de observação.