A cultura popular do Recôncavo vai esquentar o Pré-Carnaval do Pelourinho nesta quarta-feira (12). A Secult, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), promove o ‘Carna Maragogipe’, uma festa animada por charangas e grupos de mascarados espalhados pelas ruas do Pelô e no Largo Pedro Archanjo.

No mês em que o Pelourinho se prepara para a folia carnavalesca, com os blocos realizando ensaios e desfilando na capital, o interior do estado também não poderia ficar de fora. A festa dá a baianos e turistas a oportunidade de curtir de graça uma prévia do tradicional Carnaval de Maragogipe.

"Vamos aproveitar a festa para divulgar artistas e atrações que compõem o conceito geral do nosso Carnaval. As pessoas vão visualizar e experimentar um pouco essa tradição de mais de 100 anos, que tem passado de geração a geração", explica o produtor dos principais grupos tradicionais da folia de Maragogipe, Luiz Carlos Brasileiro.

Os festejos iniciam às 18h, nas ruas do Pelourinho, com um desfile repleto de cores e sons, tendo à frente o ‘Grupo dos Mascarados de Maragogipe’ e a ‘Charanga Carnavalesca de Maragogipe.

Orquestra 

Mais tarde, às 19h, a Orquestra Popular de Maragogipe, considerada uma das melhores orquestras populares da Bahia, anima a festa no Largo Pedro Archanjo, com a participação dos artistas Daniele Rangel, Tatay Guerreiro, Val Rebouças, Ikon Mathone, Aldair Medina e Rivelino Guerreiro, todos naturais do município.

O evento faz parte da programação cultural de fevereiro no Pelourinho, que reúne os principais eventos pré-carnavalescos dos blocos e grupos que se aquecem para a folia. A programação completa do mês está disponível na internet.