O Projeto Qualicultura, ainda este mês, inaugura nova sede no Forte Nossa Senhora do Monte do Carmo – mais conhecido como Forte do Barbalho – na Rua Aristides Ático, s/nº, em Salvador. Esta nova etapa do projeto dará suporte à implementação do Escritório Bahia Criativa, rede de centros de apoio aos empreendedores e profissionais criativos promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com os estados, com enfoque similar ao Qualicultura. O atendimento será de segunda a sexta-feira das 9 às 12h e das 15 às 19h.

Também neste mês os cursos para empreendedores da área cultural e criativa voltam a acontecer visitando, pela primeira vez, o Território de Identidade Bacia do Paramirim na cidade de Macaúbas, nos dias 25 e 26 próximos, quando acontece o curso sobre ‘Elaboração de Projetos Culturais’. Os interessados podem se inscrever uma hora antes do início das atividades.

Na capital, na sede do projeto no Forte do Barbalho, vai ser realizado o curso ‘Gestão Cultural’ nos dias 18 e 19 deste mês. Os cursos são oferecidos gratuitamente, têm duração de 16 horas e concedem certificados. Para esse curso, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail projeto.qualicultura@ba.sebrae.com.br ou telefone (71) 3117-1448.

Objetivo

O Projeto Qualicultura é uma parceria da Secretaria de Cultura (Secult) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é promover a qualificação de empreendimentos, estimular a profissionalização de seus agentes e disseminar informações para maior engajamento do setor criativo no estado.

As ações do Qualicultura incluem capacitações e orientações para gestores culturais, empreendedores criativos, artistas, produtores, organizações não governamentais, profissionais liberais, entidades e pessoas que atuem nos setores criativos, a exemplo de música, gastronomia, design, cultura digital, moda, publicidade, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, artesanato, mercado editorial, arquitetura, TV e rádio, animação e jogos eletrônicos, entre outros. Desde 2012, foram realizados cursos, consultorias e encontro temáticos que beneficiaram aproximadamente 1.500 pessoas.