Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços indicam que a receita nominal do setor apresentou, no período de janeiro a dezembro de 2013, crescimento de 9,2% na Bahia. Em dezembro do ano passado, o resultado também foi positivo com expansão de 2,4% em relação a dezembro de 2012. As informações foram apuradas pelo IBGE e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Na comparação dezembro-2013/dezembro-2012, houve aumento nas atividades de serviços, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,0%), serviços prestados às famílias (7,6%), outros serviços (2,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,8%). Apenas a atividade serviços de informação e comunicação apresentou retração (-4,7%).

Entre janeiro e dezembro de 2013, o segmento serviços profissionais, administrativos e complementares registrou a maior expansão, com o índice de 15,4%. O setor de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio teve o segundo maior crescimento, com variação de 11,2%, seguido por serviços prestados às famílias (8,0%), outros serviços (7,5%), e serviços de informação e comunicação (3,8%).

O setor de serviços avançou 4,5% no quarto trimestre em relação ao mesmo trimestre de 2012. Todos os setores indicam expansão, exceto serviços de informação e comunicação (-2,1%). Nesse período, destacaram-se as atividades outros serviços (16,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,5%), serviços prestados às famílias (6,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (6,1%).