A Secretaria da Educação do Estado da Bahia imprime nova dinâmica na oferta da educação básica no Centro de Salvador. Para isso, o ano letivo de 2014 marca a implantação do primeiro Centro Noturno de Educação da capital baiana.

O centro vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré, com a proposta de atender especialmente aos estudantes que trabalham próximos à região, facilitando o deslocamento.

Sucesso em Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista, a experiência tem proposta pedagógica pautada em três dimensões – mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura -, dialogando com os diversos componentes curriculares da educação básica. Este ano, novos centros também serão implantados em Itamaraju, Conceição do Coité, Jacobina, Campo Formoso e Cachoeira.

De acordo com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o objetivo é oferecer, cada vez mais, ensino plural de forma que facilite a dinâmica de vida do estudante. “Nós temos sempre que atentar para as novas necessidades dos estudantes no mundo de hoje. Para isso, pensamos em alternativas pedagógicas que atendam a estas demandas”.

Ele cita como exemplos o Centro Noturno e o da Educação Integral e afirma que “a região do Centro de Salvador é estratégica em termos de locomoção para muitos de nossos alunos. Por isso, a preocupação em oferecer novas oportunidades de ensino”.

A nova unidade vai somar com as ações de educação integral oferecidas nos colégios estaduais Ruy Barbosa e Severino Vieira, em Nazaré, e no Colégio Estadual Ypiranga, no Dois de Julho. A modalidade também será oferecida no Colégio Estadual da Bahia (Central), uma das unidades de ensino mais tradicionais da capital e que já conta com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).

As unidades estão com matrículas abertas até o dia 26 deste mês, e o calendário completo pode ser conferido no Portal da Educação.

Jornada escolar ampliada

Ao consolidar a Educação Integral, a Secretaria da Educação amplia o acesso dos estudantes à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho como ferramentas na construção de saberes e conhecimentos.

Para isso, a educação integral é implantada com a jornada escolar ampliada para o período mínimo de sete horas diárias baseada na diversificação do universo de experiências educativas. São contemplados estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio da rede pública estadual por meio do Programa de Educação Integral (ProEi).

No ProEi, os estudantes têm, além das disciplinas da base comum do currículo, oficinas temáticas focalizadas na formação humana e integral do estudante. O trabalho envolve oficinas de iniciação científica, letramento matemático, jogos, étnico-raciais e esportes. Ao lado dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, mais de 900 escolas do Estado oferecem educação integral.