Crianças e adolescentes dos municípios de Serrolândia, no norte da Bahia, e São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) serão beneficiadas nestas quinta e sexta-feira (13 e 14), respectivamente, com as atividades esportivas do Programa Segundo Tempo, lançado pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a partir de convênio com o Ministério do Esporte.

A aula inaugural em Serrolândia será pela manhã, na Praça Manoel Novaes. Em São Francisco, duas aulas acontecerão nas quadras da orla marítima e de São Bento das Lages, simultaneamente, após abertura oficial prevista para 9h, na sede da prefeitura.

O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos participantes, como fator de formação do cidadão e melhoria da qualidade de vida. Dos 7.100 que serão beneficiados em 32 cidades baianas, 200 são de Serrolândia e 400 de São Francisco do Conde. Os participantes já foram cadastrados pelas prefeituras, responsáveis pelo suporte técnico e logístico.

Durante dois anos, o Segundo Tempo promoverá atividades nas modalidades de basquete, vôlei, futsal, futebol de campo e handebol, além de atletismo e capoeira. Os participantes receberão, gratuitamente, todo fardamento, além de material esportivo. A carga horária, em três dias da semana, deve permitir a cada aluno ter acesso a duas horas (no mínimo) e quatro (no máximo) de atividades diárias.

Estrutura

Cada cidade terá ao menos um núcleo de esporte educacional, onde a criança ou adolescente fará a atividade no turno oposto ao horário em que estuda. As atividades serão realizadas no ambiente escolar ou em espaços comunitários.

Para a execução do programa, a Sudesb contratou professores de Educação Física e estagiários da área e disponibilizou materiais esportivos, como bolas, redes, cones, cordas, petecas e mini-traves, para serem utilizados durante as atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3103.0969 ou e-mail programa.segundotempo@sudesb.ba.gov.br.