O dia foi diferente nesta quarta-feira (12), em São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde 120 famílias acordaram sonhando com a mudança para o novo lar. Desde que deixaram suas casas em áreas constantemente alagadas pelas cheias do Rio do Cobre, os moradores esperavam ansiosos pelo momento de receber a chave da moradia construída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Dona Bernadete Ribeiro, 66 anos, era uma das mais satisfeitas. Os motivos vieram em dobro para ela e a família, formada por quatro filhos. “De casa nova e emprego novo para um filho, que é jovem aprendiz. Graças a Deus, depois de passar pelo sofrimento de perder um filho numa descarga elétrica, veio essa alegria”.

Já o músico Ganilson dos Santos, que nasceu no Uruguai e mora em de São Bartolomeu há mais de 25 anos, recordou o passado difícil sem esquecer de pensar no futuro. “A gente sofreu muito, em palafitas no mangue, convivendo com alagamentos. Agora, que tenho uma moradia digna, não vejo a hora de receber meus amigos”.

‘Dias Melhores’

Segundo o presidente da Conder, Ubiratan Cardoso, o conjunto habitacional entregue nesta quarta-feira é o segundo construído pelo projeto ‘Dias Melhores’ como parte da Requalificação do Parque São Bartolomeu. Mais de 520 famílias estão sendo beneficiadas com os apartamentos do tipo village erguidos nas áreas do Alto do Cabrito, Encosta de Pirajá e São Bartolomeu.

Outras 200 unidades habitacionais foram reformadas, além da implantação de infraestrutura urbana, com sistemas de abastecimento de água e esgoto, iluminação pública, drenagem e pavimentação que beneficia mais de mil famílias.

“A parceria que une o Governo do Estado e o Banco Mundial nesta iniciativa visa garantir a preservação ambiental e a valorização histórica e cultural do Parque São Bartolomeu, transformando este importante patrimônio dos baianos em um centro de visitação e referência para todo o subúrbio de Salvador”, ressaltou Cardoso.

Equipamentos públicos

Em breve, um conjunto de equipamentos públicos também beneficiará a população do entorno do parque. O Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá e as praças de esporte de Rio Sena e Ilha Amarela estão com as obras praticamente finalizadas.

Na Creche Heroínas do Lar, os serviços estão em estágio avançado. O parque também ganhou sistema de proteção, por meio do cercamento de sete quilômetros de extensão e a implantação de uma via de contorno com três entradas (portais).

O investimento na área do Parque São Bartolomeu totaliza R$ 93 milhões, oriundos de empréstimo obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial.