O Projeto de Dragagem para o Canal de Cotegipe e Baía de Aratu foi apresentado nesta segunda-feira (10), no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Localizado na entrada da Baía de Aratu, o Canal de Cotegipe tem importância estratégica no desenvolvimento da infraestrutura portuária do estado, servindo como principal ponto de escoamento da produção industrial baiana.

Participaram do evento o titular da Sicm, James Correia, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Reinaldo Sampaio, o comandante da Capitania dos Portos da Bahia, José Correa Filho, além de usuários dos portos e empresários ligados ao setor naval.

Na ocasião, foi reapresentado o Plano Diretor do Canal de Cotegipe, documento que serve de lastro para a recuperação, ordenamento e manutenção das condições de navegabilidade do local. Segundo o secretário James Correia, o Plano Diretor do Canal de Cotegipe representa um passo muito importante para a retomada do desenvolvimento da indústria naval baiana.

“O transporte marítimo e a indústria naval têm importância estratégica dentro do crescimento econômico do estado. Hoje, apenas em minério, esse modal transporta mais de 60 milhões de toneladas”, disse o secretário.

Navegabilidade

O Canal de Cotegipe apresenta ótimas condições de navegabilidade para navios de grande porte, uma vez que dispõe de profundidade e largura compatíveis para o trânsito desse tipo de embarcação. Aliado a esses fatores, o canal não registra ocorrências de assoreamentos, o que representa mais um aspecto para a viabilidade econômica e financeira.

Segundo o consultor técnico na área de navegação, Alceu Sparno, o estudo incluiu levantamento da atual situação, detalhando as obras já programadas, as conseqüências sobre o tráfego marítimo e as alterações a serem executadas. “O objetivo é restabelecer, no possível, a capacidade de navegação oferecida originalmente pelo canal”.
O superintendente de Indústria e Mineração da Sicm, Rafael Valverde, afirmou que o projeto da nova ampliação do Porto de Cotegipe – administrado pela empresa C. Port – foi feito levando em conta as diretrizes do plano diretor. Segundo o diretor de operações da C Port, Jorge Pessôa, o projeto já foi apresentado ao Ibama e à Marinha para a obtenção das licenças pertinentes.

No evento, o capitão dos Portos da Bahia disse que a responsabilidade da Marinha consiste de aprovar, dar o parecer e, após a implementação das ações necessárias, oferecer segurança à navegação no local. “Hoje temos recursos técnicos sofisticados que podem ser utilizados para auxiliar na segurança da navegação no canal”.