Uma nova audiência pública sobre o projeto do Porto Sul será realizada na manhã desta sexta-feira (21), no Centro de Convenções de Ilhéus, no sul da Bahia, voltada à seleção de acionistas para a Sociedade de Propósito Especifico (SPE), que tem a finalidade de construir, operar e explorar o Terminal de Utilização Privado (TUP) da Zona de Apoio Logístico (ZAL) e respectivas instalações portuárias. A primeira aconteceu na quarta (19).

Desta forma, o Governo do Estado está estruturando para o empreendimento, a criação de uma SPE privada, a ser constituída pelos vencedores da seleção, que terá a participação do Estado minoritária. A construção do Porto Sul teve outorga publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013.

A expectativa do governo baiano é que a licitação seja concluída até junho. O texto ficará disponível para consulta pública até 8 de março no link: bit.ly/LsX6Rq.

“A criação do complexo Porto Sul chega para ser um eixo logístico, com a capacidade de agregar ao sul e ao oeste baiano soluções capazes de colocar o Brasil entre os maiores fornecedores de minérios e grãos do mundo”, afirma o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões.