Equipamentos de proteção individual, acesso a crédito assistido, benefícios sociais por meio do Programa Vida Melhor no CadCidadão e apetrechos de pesca.

Todos esses pleitos da Associação de Pescadores, Marisqueiras e Assemelhados de Joanes e Adjacências (Apemja) foram atendidos pela Bahia Pesca, que realizou encontro com mais de 50 lideranças, pescadores e marisqueiras do Subúrbio Ferroviário de Salvador, na segunda-feira (17).

Representantes da Associação de Pescadores de Candeias (Apescan), Associação de Pescadores do Lobato (APL) e Centro de Apoio aos Pescadores e Marisqueiras de Salvador (Ceacopes) também participaram da reunião.

Os profissionais da pesca e lideranças receberam informações sobre o Projeto de Assistência Técnica da Bahia Pesca, utilização do Terminal Pesqueiro da Ribeira, além das políticas públicas desenvolvidas para a renovação da frota pesqueira baiana, via Projeto Renovar.

“Precisamos ouvir, atender, defender e conduzir os profissionais da pesca em todo o estado para caminhos que os levem ao desenvolvimento pleno, compreendendo desde o aspecto social, passando pelo ambiental, até chegar ao técnico”, disse o secretário da Agricultura, Jairo Carneiro.

As marisqueiras participantes do encontro agradeceram à Bahia Pesca pela distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo boné, calça, camisa com tecido especial e botas adequadas para o trabalho.

“Agora podemos trabalhar dignamente, com o conforto que a gente precisa para sustentar nossos filhos”, disse dona Maria Helena dos Santos, marisqueira associada da Apemja.

Ao encerrar a reunião, o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, autorizou a entrega de um freezer horizontal para o armazenamento do pescado da Apemja, estimado em 500 quilos/mês.