Os pescadores da região oeste da Bahia contam a partir desta quinta-feira (20) com mais assistência técnica e apoio aos seus projetos produtivos. Às 14h, a Bahia Pesca, autarquia da Secretaria da Agricultura (Seagri) inicia o funcionamento dos escritórios nos municípios de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães.

“Daremos posse aos novos chefes dos escritórios, marcando o início dos trabalhos de forma mais próxima aos pescadores e produtores. A Bahia Pesca já vinha atuando na região, mas agora, com a presença dos técnicos, teremos ainda mais agilidade no atendimento”, afirma o diretor técnico do órgão, Anttonio Almeida.

O foco das equipes da Bahia Pesca na região será o desenvolvimento da cadeia produtiva de pescado de todo oeste, com orientações aos pescadores sobre o programa de crédito assistido da Bahia Pesca e do Banco do Nordeste, apoio na organização social e produtiva dos pescadores e encaminhamento às políticas de estado para os piscicultores (a exemplo do programa Vida Melhor).

Viveiro

Além desses benefícios, haverá assistência técnica, direcionamento da comercialização e apoio na operacionalização da unidade de beneficiamento de pescado de Barreiras. Os dois escritórios atenderão a 170 famílias da região. A expectativa, segundo Almeida, é que nos próximos anos a região oeste se torne o maior polo de piscicultura e de cultivo em viveiro escavado da Bahia.

O presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, enfatiza que, “por cerca de 10 anos, a região desenvolveu a piscicultura e a aquicultura sem o devido planejamento e alinhamento entre os elos da cadeia produtiva. Em dezembro de 2013 o órgão retomou este processo, conclamando parceiros de instâncias públicas e privadas para impulsionar o que certamente será consolidada como a nova matriz produtiva da região”.