Mais de 20 mil gestantes baianas de 163 municípios receberam na tarde desta sexta-feira (14) kits da Rede Cegonha, contendo itens para os cuidados básicos com o bebê. O evento que marcou a entrega dos kits foi realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, e contou com as participações do secretário estadual da Saúde, Washington Couto, e da primeira-dama Fátima Mendonça, que representou o governador Jaques Wagner.

O programa do Governo Federal visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.

“Nesse programa, facilitamos o acesso das mulheres à rede de saúde para realizar o pré-natal. É um apoio importante para todas as gestantes e seus bebês”, afirmou a primeira-dama.

A assistente de saúde bucal Cleidiane Santos, 25 anos, com oito meses de gravidez, afirmou que por meio do programa ela tem recebido a assistência necessária. “Não tenho do que reclamar. Faço meu pré-natal todo mês e os exames solicitados pelo médico de forma tranqüila. Agora, recebo esse kit, que já ajuda”, enfatizou.

Parceria

A Rede Cegonha, iniciativa instituída em 2011 pelo Ministério da Saúde, que conta com a parceria dos governos estadual e municipal, propõe maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, inclusive um exame de ultrassonografia, encaminhamento para atendimento se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto.

O secretário da Saúde, Washington Couto, explica que a partir da confirmação da gestação, são garantidas às mulheres pelo menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais.

O programa prevê ainda a qualificação dos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e puerpério, bem como a criação de estruturas de assistência, como a Casa da Gestante e a Casa do Bebê, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento.

Óculos

Durante o evento na UPB também foram entregues 2.203 óculos do projeto Olhar Brasil, sendo 1.643 referentes ao Saúde em Movimento na Escola e 560 referentes ao Programa Todos pela Alfabetização. Os óculos contemplam estudantes de 13 municípios da região de Itaberaba e também de Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

O Olhar Brasil visa reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos. Em 2013, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) começou a levar atendimento para alunos de 7 a 14 anos do ensino fundamental, através da Estratégia Saúde em Movimento Na Escola / Projeto Olhar Brasil.

Para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) / Projeto Brasil Alfabetizado, o atendimento através da Estratégia Saúde em Movimento começou a ser disponibilizado em 2009, realizando regionalmente consultas oftalmológicas, exames e, quando necessário, também cirurgias de catarata.

Publicada às 16h40
Atualizada às 19h10