A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) desenvolverá um esquema especial de serviços durante os dias de Carnaval 2014 – entre a noite do dia 27 de fevereiro (quinta-feira) e a manhã do dia 5 de março (Quarta-feira de Cinzas) -, para garantir o atendimento necessário aos foliões. Este ano, a Sesab está investindo R$ 2 milhões nas ações de prevenção e assistência à saúde dos foliões.

Para atender a demanda, serão criados plantões extras para profissionais de saúde, que atuarão nos hospitais e unidades de emergência (Geral do Estado, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Eládio Lasserre e Menandro de Faria, além das unidades de emergência Mãe Hilda, no Curuzu, São Caetano, Cajazeiras VIII e Pirajá) e na UPA 24hs no bairro Escada.

Durante o Carnaval, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) atuará em regime de plantão, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. A coordenação da Divep, este ano, ficará em sua sede no CAS – Centro de Atenção Social, no Iguatemi.

O Laboratório Central do Estado (Lacen), na Avenida Waldemar Falcão, em Brotas, também estará atuando em retaguarda. De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa), Alcina Andrade, o trabalho visa identificar situações e fatores de risco, além de garantir ações de vigilância e controle de agravos importantes para a saúde pública.

A Divep apoiará as diretorias regionais de Saúde (Dires), mantendo contato diário com os hospitais e, caso necessário, desencadeará ações para investigação e detecção de surtos. A Coordenação Estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública (Cevesp) atuará em regime de plantão de 24 horas, atendendo pelo telefone 9994-1088.

Doação de sangue

A fim de garantir o estoque de sangue necessário para o atendimento a eventuais demandas durante o Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) funcionará em regime de plantão, atendendo a eventuais solicitações das unidades públicas de saúde.

O horário de funcionamento da Hemoba será o seguinte: sexta-feira (28/2), das 7 às 19h; sábado (1/3), das 7h às 13h; segunda-feira (3), das 7 às 13h; terça-feira (4), das 7 às 13h; Quarta-feira de Cinzas (5), das 13 às 19h. No domingo, a Hemoba estará fechada. A unidade atende pelos telefones 0800 071 0900 e (71) 3116-5600 / 5664.

O Sistema Estadual de Transplantes realizará campanha educativa com o objetivo de incentivar os foliões para a doação de órgãos. Nos dias da folia, serão colocados oito balões em pontos estratégicos do circuito (Elevador Lacerda, Barra, Corredor da Vitória, Ondina e Avenida Sete).

Outra ação também está sendo viabilizada com a colocação de material informativo nos postos municipais de saúde, localizados no circuito.

Casos de intoxicação

Durante o Carnaval os foliões contarão também com o trabalho do Centro de Informações Antiveneno (Ciave). Localizado no térreo do Hospital Geral Roberto Santos, no Cabula, o Centro manterá o funcionamento normal durante o Carnaval, realizando atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica, como o chamado ‘príncipe maluco’.

Além disso, o Ciave disponibiliza orientação toxicológica a profissionais de hospitais públicos e privados; medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicações. O Ciave disponibiliza plantão médico toxicológico 24 horas, e atende pelo número 3387-4343.

Fique Sabendo

Através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa)/Programa Estadual de DST/Aids, a Sesab estará apoiando a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador na campanha ‘Fique Sabendo’, que incentiva à prevenção e o diagnóstico precoce da Aids, disponibilizando o teste rápido para detecção do HIV.

O Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval 2014, realizado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), disponibilizará, em tempo real, o número de atendimentos efetuados nas unidades de saúde envolvidas no atendimento aos foliões.

Os dados poderão ser acessados na internet, por qualquer pessoa, no endereço www.saude.ba.gov.br. As informações do Banco de Dados estarão disponíveis a partir das 18h de quinta-feira (27) até a manhã da Quarta-feira de Cinzas.

Imprensa

Para atender à imprensa, a Assessoria de Comunicação da Sesab manterá um esquema de plantão durante todos os dias de Carnaval, atendendo pelos telefones (71) 3115-4207 e 3115-4341, de 8h às 18h. Ao final de cada dia a Ascom divulgará um balanço dos atendimentos prestados pelas diversas unidades de assistência.