Um novo e moderno complexo policial foi inaugurado nesta quarta-feira (12) no município de Feira de Santana pelo governador Jaques Wagner. Na unidade, vão funcionar a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e as delegacias do Adolescente Infrator (DAI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Roubo de Cargas em Rodovia (Decarga) e a 2ª Territorial. 

No ano passado, Feira de Santana, que também possui base comunitária de segurança, se destacou com a redução de homicídios. Agora, o novo equipamento vai proporcionar mais comodidade a quem precisa de suporte policial, como destacou o secretário estadual da Comunicação e coordenador executivo do Pacto pela Vida, Robinson Almeida.

De acordo com ele, em 2013, a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) de Feira de Santana teve a maior redução das ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais [CVLIs]. Em número absoluto, foram 97 a menos e o município se destacou com a queda no número de homicídios no estado. Faz parte do programa também a infraestrutura de segurança, além da contratação de pessoal, coletes e viaturas. Esta modernização das delegacias vai ser um padrão do que acontecerá com outras unidades.

O efetivo, que atenderá cerca de 600 mil habitantes, será de 111 policiais civis (entre delegados, escrivães e investigadores) e dois agentes administrativos. Para dar suporte ao trabalho investigativo e de cumprimento de mandados, entre outras atribuições, a unidade irá dispor de 18 viaturas.

Prêmio

“São mais de R$ 9 milhões de investimentos e o equipamento vai abrigar várias delegacias. O complexo é mais uma aquisição para melhor da segurança em Feira de Santana. Também estamos preparando uma nova base comunitária, com novos equipamentos e policiais, como parte do programa Pacto pela Vida, que vem para garantir mais segurança da população”, afirmou o governador.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que o equipamento agrega no combate à violência na região. Ele ressaltou que os policiais de Feira de Santana vão receber o prêmio por desempenho policial devido à redução no número de homicídios em 2013, em comparação com 2012.

O investimento total no complexo é de aproximadamente R$ 9,5 milhões para atender às cidades de Anguera, Antônio Cardoso, Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Santo Estêvão, Serra Preta, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho.

Obras na Avenida Nóide Cerqueira estão quase concluídas

Antes da inauguração, o governador visitou as obras da Avenida Nóide Cerqueira, que estão 68% concluídas. A pista vai da BR-324, próximo ao Parque de Exposições de Feira, até a Avenida Getúlio Vargas, e tem cerca de oito quilômetros. Em um trecho já é possível ver como ficará quando concluída a previsão é abril deste ano -, com pavimentação, sinalização, ciclofaixa, faixa de pedestres e paisagismo no canteiro central.

Para o morador, Zacarias Dias, 63, a nova via vai desafogar o tráfego e facilitar o trânsito de alunos à universidade e ao centro de Feira. Aqui vamos poder também nos exercitar porque tem passeio e ciclofaixa. Vai valorizar a região e facilitar muito a vida dos moradores e de quem passa pela região. Quem quiser poderá evitar o anel viário, que vive congestionado.

Publicada às 11h05
Atualizada às 16h50

noide